O que revisar para as questões de português do Enem?

educao-concurso-publico-20130614-03-original
Saiba quais são os 12 erros mais cometidos na redação do Enem e como escapar deles
2 de outubro de 2015
2015 2 XVI Jornada Academica
XVI Jornada Acadêmica
7 de dezembro de 2015

O que revisar para as questões de português do Enem?

d

A prova de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aborda cinco assuntos principais, de acordo com o professor Eduardo Calbucci, do curso Anglo (SP).
Para revisar o conteúdo, é importante dar atenção, em primeiro lugar, à interpretação de texto. Existem questões que testam a capacidade de apreensão e compreensão do aluno – as respostas estão nos próprios textos-base da pergunta.
O professor também afirma que variação linguística é outro tema importante para o Enem. Rever as diferenças entre linguagem formal e informal, por exemplo, é uma boa dica aos alunos que prestarão o exame.
Outro assunto que cai com frequência na prova é funções da linguagem. “É mais comum no Enem do que em outros exames”, diz Eduardo Calbucci.
De acordo com o professor, relembrar as diferenças entre os gêneros textuais também é importante para ter um bom desempenho em Linguagens. E, por último, o aluno deve se concentrar nas características dos textos literários, como contos e romances do século XX.